Carmelita diz que proposta de Josias para Universidade do Sul da Bahia é a ideal
Candidata a prefeita de Ilhéus nas eleições de outubro último, quando obteve 33 por cento dos votos, a vereadora Carmelita Angela, do PT, não retorna à Câmara Municipal em 2013, após cumprir oito anos ininterruptos de mandato. No seu pronunciamento de despedida, Carmelita, que é sindicalista e professora, dedicou ao tema educação. Ela destacou o posicionamento feito pelo deputado federal Josias Gomes, representante de Ilhéus e da região no Congresso Nacional, em defesa da Universidade Federal do Sul da Bahia. Josias é entusiasta de que o Campus desta universidade seja instalado em Itabuna e que a sua estrutura física seja estabelecida na sede regional da Ceplac, que fica em Ilhéus.
"A ideia é maravilhosa. A proposta demonstra a grandeza de um parlamentar que não divide uma região. E que enxerga uma universidade pública, como fator agregador da sociedade contemporânea", elogiou. Mas, segundo Carmelita, se de um lado a idéia ganhou o aplauso da comunidade, do outro, também sofreu críticas de pessoas "alicerçadas pelo sentimento de bairrismo que merece o nosso repúdio".
De acordo com a parlamentar, este sentimento de bairrismo é o mesmo que separa Ilhéus de Itabuna e a crise individual do progresso coletivo. "Quero aqui externar, senhor presidente, meus aplausos à proposta do companheiro Josias. Não há mais espaço para dividir. É preciso somar. A sociedade regional agradece, na prática, a proposta de fortalecimento que tanto defendemos nas teorias e nos debates estabelecidos quando tentamos reencontrar o caminho do desenvbolvimento e do progresso regional", afirmou.
Para Carmelita não há barreiras nem limites para o desenvolvimento do cidadão. "Quando se estabelece muros, divisões, você barra a possibilidade de desenvolvimento do povo, você barra o futuro e junto a ele a oportunidade de transformação. Quero, portanto, convocar esta casa à somar-se a esta ideia. Esquecer que por estar em território ilheense, esta universidade é um pertencimento apenas nosso. A Universidade federal do Sul da Bahia é, sobretudo, a vitória de uma região", afirmou.
E a possibilidade de, ao lado da Uesc, conduzir as transformações tanto almejadas pelo nosso povo.
Da minha parte, companheiro Josias, como mandato ou sem mandato, mas permanentemente defensora da Educação como modelo de transformação social, V. Excelência encontrará o meu apoio e a minha voz.